Aprendendo Geografia

Saturday, August 26, 2006

África Branca

A África Branca






A África do norte ou África branca é marcada pelo predomínio da população árabe que chegou ao norte do continente durante o processo de expansão do islamismo, com o objetivo de difundir a fé muçulmana. Fazem parte da África branca: Egito, Sudão, Líbia, Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Saara Ocidental.



Características regionais da África do norte



Sudão: é essencialmente agrícola. A agropecuária responde por 40% da riqueza nacional, empregando a grande maioria da população economicamente ativa do país. Os principais cultivos são de cana-de-açúcar e de algodão, além da pecuária de bovinos e ovinos. A industria é restrita ao setor alimentício e têxtil.










Mauritânia: desenvolve a atividade agropecuária, os principais cultivos são o arroz e sorgo, com destaque também para a criação de carneiro e de aves domésticas, e ainda beneficia-se da exploração mineral, em especial do ferro.







Líbia: exploração do petróleo, há industrias dos ramos químicos e petroquímicos, de material de construção, têxtil e alimentício. Possui uma expressiva renda per capita, comparável à de países com médio desenvolvimento humano. As consideráveis divisas obtidas com a exploração de petróleo explicam a elevada renda per capita, que, contudo, fica concentrada nas mãos de uma pequena parcela da população.








Egito: o rio Nilo é fonte de vida e de trabalho do povo egípcio. Alem de irrigar áreas extensas, a barragem também garante o abastecimento de água e de energia elétrica a população. A agricultura é desenvolvida com o emprego de técnicas tradicionais. Os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, algodão, cravo-da-índia, milho, arroz, trigo e tomate. O parque industrial do Egito tem destaque regional e continental por sua diversidade e nível tecnológico. Alem da produção petrolífera, que abastece o setor petroquímico, existem industrias metalúrgicas, têxteis, de tabaco e alimentícia. O Egito conta com um desenvolvido setor de transportes. O turismo também contribui e muito para o país.


















Para refletir·


Por que o Egito é considerado a dádiva do Nilo?




Argélia: o país já esteve em melhores condições econômicas mas devido a queda do preço do petróleo no mercado mundial o país não conseguiu se reergue. Possui na Argélia industrias do tipo petroquímicas, exportam petróleo e gás natural.











Marrocos: essencialmente agrícola cultiva: grãos, tomate, flores e frutas cítricas. A pecuária, praticada nas montanhas, é outra atividade econômica importante, com destaque para o rebanho ovino. A economia é desenvolvida também para a área têxtil e turismo.










Tunísia: de toda a África do norte é o país menos populoso, mas é o que tem o melhor IDH. Devido à sua localização e à instabilidade e tensão política que reinam nos vizinhos, está se tornando o centro do turismo no deserto. Essa atividade corresponde a grande parte da produção da renda nacional. As principais indústrias são do ramo têxtil, alimentício, metalúrgicos e petroquímicos.Foi o primeiro país africano a ter um movimento pelos direitos da mulher. Existe ainda na Tunísia um baixo índice de analfabetismo devido aos programas educacionais.





Reflita


· Será que a educação, algo de preocupação do governo da Tunísia influencia de alguma forma para o desenvolvimento do país? Comente.










Principais atividades econômicas da África do Norte







Reflita


· Já sabemos que no continente africano possui diversas reservas de petróleo, mas porque o país não se desenvolve economicamente diante deste recurso energético?



























20 Comments:

Blogger melina said...

ODIEI!!!!!!!!!!

10:13 AM  
Blogger Isa said...

É uma fonte de pesquisa muito boa pois fornece absolutamente o que eu prescisava no aspecto de geografia...

2:59 PM  
Blogger nathalia said...

eraa disso q eu precisava pra prova de amanhaa !! to estudando pelo site !

12:34 PM  
Blogger pedrita_m said...

This comment has been removed by the author.

8:37 PM  
Blogger pedrita_m said...

Com certeza a África branca é mais priviligiada, mas não deixa de sofrer. Acho que para a África toda melhorar seria dificil, pois existem problemas demais, mas para diminuir basta acreditar e lutar.
EDUCAÇÃO e GLOBALIZAÇÃO são essenciais, o povo precisa de ajuda. Seria ótimo se os países que colonizaram tanto pudessem contribuir ao menos um pouco, quem sabe com assistência médica e até mesmo ajuda financeira, abertura de centros educacionais,faculdades etc.. POIS ESSES EUROPEUS JÁ NÃO ROUBARAM QUASE TUDO QUE ESSE MISERÁVEL POVO TINHA?! Acredito que as crenças e a fé eles não queiram roubar.

8:42 PM  
Blogger Os Orixás, Cablocos, Povo da rua said...

Mto Obrigado
me ajudou a passar de ano em geografia.
Graças a essa pesquisa, estou no 3°
ano do ensino médio.
Vlw msm.

1:03 PM  
Blogger Daniela said...

nao gostei desse site

1:56 PM  
Blogger Marguti said...

uuuuuhuuu.... vlw msmooooo

5:38 PM  
Blogger lais said...

era disso q precisava ....
valeuuu

11:13 AM  
Blogger ju said...

muito bom esse site
traz muito conhecimento a nós

5:56 PM  
Blogger Vitor said...

vlw, sem isso ñ responderia a tarefa

3:54 PM  
Blogger andressa said...

Gostei muito do site! Parabéns pela postagens!

5:43 PM  
Blogger ligia peres said...

adoreiii era tdo q eu precisavaa :D super completoo brigaduu

bjus by:Lelinhaa

8:43 PM  
Blogger Antonio said...

Um mundo fabuloso no dominio da pesquisa geografica

8:03 AM  
Blogger 25252525 said...

QUE SITE MAIS MENTIROSO..QUE HORRÍVEL...QUEM ESCREVEU DEVE SER MAIS UM DAQUELES SUJEITOS CONSERVADORES ''E BRANCOS''QUE QUEREM TIRAR ATÉ MESMO A VERDADEIRA HISTÓRIA DA ÁFRICA DE SEU CURSO...ESSE SUJEITO TEM QUE LER UM POUCO DE JOSEPH KISERBO,CHEIK ANTA DIOP,E AIMÉ CÉSAIRE....QUE ÓDIO..

1:41 PM  
Blogger Parada Gamer said...

VLW CARA!!!

7:11 AM  
Blogger Eduardo Ananias said...

Não existe África branca, e sim descendentes de colonizadores escravagistas ocupando há séculos terras que não lhes pertencem.

5:55 AM  
Blogger Victor said...

Muito Bom!!!!!!!
Tirei 10 no trabalho e na prova 9,5 bobeira minha. Voces devem se divulgar para a midia! Adorei o site

10:52 AM  
Blogger Victor said...

Muito Bom!!!!!!!!!!!!!!!!Tirei 10 na prova e 9,8 no trabalho por erro de ortografia.Postem mais coisas sobre o assunto e sobre outros tambem!!!
POR FAVOR! HUAHAUHAUAUAHUAAUHAU

10:54 AM  
Blogger Victor said...

Muito Bom!!!!!!!
Tirei 10 no trabalho e na prova 9,5 bobeira minha. Voces devem se divulgar para a midia! Adorei o site

10:55 AM  

Post a Comment

<< Home